Sem semáforos e com ciclovia: veja como será o novo viaduto em Cariacica
Postado 13/02/2025 21H15

Charles Manga
Obras iniciadas no dia 15 de janeiro, o primeiro viaduto na Avenida Mário Gurgel, antigo trecho da BR-262 municipalizado por Cariacica, vai eliminar os semáforos existentes e terá ciclovia no canteiro central. As informações são do secretário de Obras da cidade, Weverton Moraes, em entrevista a Rádio Ativa por telefone. De acordo com ele, a nova obra de mobilidade deve melhorar o fluxo em mais de 70% na região. "O viaduto ficará localizado no principal gargalo do trânsito, atualmente, em Cariacica: na entrada de Campo Grande e na entrada para o Estádio Kléber Andrade. Aquela região é um dos principais polos logísticos da cidade. Vamos diminuir os semáforos. Estimamos que mais de 70% será desafogado", conta.
O viaduto terá extensão de 500 metros e contará com calçadas, ciclovia, canteiros, sinalização horizontal, vertical e semafórica, iluminação em LED, drenagem e recapeamento. O orçamento para a obra é de R$ 48 milhões, com previsão de ser entregue em 18 meses. Além disso, a construção gerou cerca de 200 a 300 vagas de emprego diretas e indiretas. "Com a obra, estima-se que 200 a 300 vagas de emprego foram oferecidas diretamente. Damos preferência para trabalhadores residentes em Cariacica, mais o edital é para todos".
Segundo o secretário de Obras Weverton Moraes, a ideia é que quem segue pela BR 262, onde há o cruzamento, passe pela pista de cima, enquanto que quem sai da Avenida Kleber Andrade e vai para Campo Grande utilize o caminho por baixo. A passagem dos pedestres acontecerá na parte inferior. De acordo com as projeções obtidas pela reportagem, as vias marginais serão mantidas. Em um sentido, uma dá acesso para quem vem da BR 262 e vai entrar em Campo Grande. No outro, há a entrada e saída da rodovia com a Avenida Kleber Andrade.
Vias principais estão interditadas durante as obras.
Para a construção do viaduto, as vias principais da Avenida Mário Gurgel estão interditadas e os motoristas devem usar as marginais, Além disso, desvios foram feitos por dentro dos bairros vizinhos, como Campo Grande. Outra alternativa é utilizar a Rodovia Leste-Oeste. "É uma obra necessária para a mobilidade urbana do município, para o polo logístico e para a segurança da região", disse Weverton Moraes. A passagem de nível será instalada no acesso ao bairro Campo Grande, entre a entrada do Estádio Kleber Andrade e a Faculdade Pio XII.
Haverá o retorno para que os motoristas entrem nos bairros de ambos os lados. Atualmente, há uma pista exclusiva de acesso aos bairros, mas os motoristas acabam "furando" a fila. "O que acontece hoje é que muitos motoristas estão entrando de forma errada, ultrapassando onde não pode, furando a fila. Isso acontece por conta da quantidade de semáforos. Os motoristas querem mais agilidade e acabam sendo imprudentes. Com o viaduto, isso acaba", conta.
A ordem de serviço foi assinada pelo Prefeito de Cariacica Euclério Sampaio e pelo Governador Renato Casagrande no dia 1º de junho de 2024. O início das obras seria em dezembro de 2024, no entanto, o Prefeito Euclério Sampaio decidiu adiar para janeiro, por conta dos eventos e movimentação maior na região durante as festividades de fim de ano.
Categoria: