Governador Afirma que a ponte da Madalena foi um Clamor da população Capixaba ao estado e prefeitura
Por Charles Manga
Ponte da Madalena
Construída em 1896, liga a reserva de Jacarenema à Barra do Jucu. Seu nome é em homenagem à Banda de Congo da Barra do Jucu, que ficou famosa pela música “Madalena”. A ponte é um novo portão de entrada para a Reserva Ecológica de Jacarenema, que guarda uma rica diversidade de vegetação nativa do Espírito Santo. A reserva é conhecida como Reserva Ecológica Estadual de Jacarenema, conforme Decreto Municipal Nº 056/83. Segundo os moradores, além de ser um ponto turístico e histórico, a ponte é um canal para o abastecimento de restaurantes da região, pois facilita o acesso de barcos ao local.
A Prefeitura Municipal de Vila Velha informou que a reconstrução da Ponte da Madalena está sob responsabilidade do Governo do Estado. A Secretaria de Agricultura do Espírito Santo (Seag) informou que reuniões foram realizadas com a comunidade, no segundo encontro, segundo a secretaria, foi apresentado o projeto para a nova Ponte da Madalena. E por se tratar de uma área de proteção ambiental, ficou decidido que o funcionamento do Conselho do Parque Municipal de Jacaranema fara toda a administração da nova ponte. Segundo os moradores, atualmente, conselho ficou desativado por longos anos.
A realização das obras de urbanização de dez ruas da Barra do Jucu, teve a tradicional manifestação popular com o bloco Siri de Tamanco percorrendo as vias contempladas, em um carnaval fora de época promovido pela comunidade. Na praça central do bairro, o prefeito Arnaldinho Borgo no dia 16 de Setembro de 2023, assinou a autorização para publicação do edital de contratação da empresa ou consórcio que elaborou os projetos e também realizou as obras de reconstrução da Ponte da Madalena, um marco da identidade cultural e histórica da Barra do Jucu. O investimento foi previsto em mais de R$ 14,5 milhões de reais
A Ponte da Madalena e a via de 3 km de acesso ao Parque de Jacarenema, na região da Barra do Jucu, foram inauguradas na manhã deste sábado (18/01), após um passeio de bicicleta que reuniu mais de 2,5 mil pessoas. O investimento da Prefeitura de Vila Velha nas obras passa dos R$ 11 milhões. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo, do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço, além de deputados, vereadores, líderes comunitários, entre outras autoridades, que participaram do passeio ciclístico, que teve início na Praia de Itaparica e terminou na Ponte da Madalena.
Ao contrário de alguns vereadores oportunistas que estão divulgando vídeos em suas redes sociais, dizendo que o pedido para a reconstrução da ponte Madalena foi feito por ele ou ela, o Governador Renato Casagrande desmentiu e ressaltou a importância das obras. Disse: “ Foi um sábado histórico com a Ponte da Madalena entregue para a comunidade da Barra do Jucu, para Vila Velha e para o Espírito Santo, já que o local é conhecido em todo o Brasil. E com uma ponte linda como essa, com uma ciclovia que liga a Praia de Itaparica e consequentemente a Ciclovia da Vida, vamos transformando o turismo do nosso Espírito Santo. E a nossa parceria com o prefeito Arnaldinho Borgo tem trazido muitos frutos aos moradores de Vila Velha, reafirmamos que o Estado com a prefeitura foram quem realizaram este grande investimento, aqui não tem pedido algum de A ou B, mais um clamor da população Canela Verde, e nós juntamente com o prefeito atendemos.”, afirmou Casagrande.
A nova Ponte da Madalena é exclusiva para pedestres e ciclistas, com mirantes e iluminação especial que valorizam a beleza e a preservação ambiental da região. O total de 218,78 metros de intervenção engloba a construção da ponte, com 93,41 metros de extensão, e de dois mirantes e iluminação especial, já que envolve área de preservação. Ela integra a comunidade da Barra ao Parque Natural Municipal de Jacarenema, uma área de reserva de 346 hectares, (equivalente a 320 campos de futebol). A ponte desabou após uma enchente em de 2017.