Como prevenir a gastroenterite, responsável por surtos em diversas cidades do Brasil
Por Daniel Louzada
A gastroenterite é uma das condições de saúde mais frequentes no Brasil, afetando diretamente os órgãos do sistema digestivo. A doença é causada por vírus ou bactérias, como o adenovírus ou o rotavírus, que desencadeiam uma infecção no paciente.
A gastroenterite provoca sintomas como diarreia, vômitos, febre, náuseas e perda de apetite. Além disso, a doença é contagiosa, o que facilita a ocorrência de surtos em diversas cidades brasileiras. A transmissão pode acontecer, por exemplo, através da água que abastece uma determinada região.
O tratamento para cada caso da doença varia conforme a gravidade apresentada pelo paciente. Em algumas situações, são indicados medicamentos específicos para o sistema digestivo, além de remédios para controlar náuseas e vômitos. Em casos mais graves, pode ser necessária a internação.
Algo comum a todos os casos de gastroenterite é a necessidade de hidratação. Por conta da diarreia e dos vômitos, o paciente pode sofrer grande perda de líquidos, sendo essencial repor essa quantidade, inclusive utilizando isotônicos.
Para prevenir a contaminação por vírus ou bactérias causadores da doença, é fundamental adotar medidas como lavar bem as mãos, especialmente antes das refeições; higienizar adequadamente os alimentos, com atenção especial aos consumidos crus, como verduras e legumes; limpar a cozinha e os utensílios utilizados no preparo das refeições e garantir a qualidade da água utilizada.