Conferência mobiliza juventude para discutir futuro sustentável do planeta

Por Charles Manga

Texto: Luiz Eduardo Neves

Fonte : PMVV

A cidade de Vila Velha receberá a Conferência Regional Metropolitana de Meio Ambiente 2025, que ocorre no próximo dia 25 de janeiro, na Escola de Aprendizes de Marinheiros,  na Prainha. O evento marca uma etapa importante no processo de construção da Conferência Estadual e da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente.

O evento busca conectar propostas locais às discussões nacionais sobre emergência climática. A iniciativa está aberta a cidadãos com mais de 16 anos, que poderão se eleger como delegados para a próxima etapa estadual. A conferência também destaca o papel das juventudes como protagonistas nas discussões ambientais.

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do evento, pelo link www.even3.com.br/conferenciaregionales ou Clicando Aqui. A etapa presencial exige que os participantes tenham participado de ao menos uma das etapas online.

O processo começa com uma série de encontros online ao longo de janeiro, abordando temas como biodiversidade, justiça climática e soluções sustentáveis. As palestras acontecem nesta sexta-feira (10) e nos dias 16, 21 e 23, com especialistas trazendo reflexões sobre os desafios e caminhos possíveis para a preservação ambiental e o combate à crise climática.

Na etapa presencial, serão priorizadas propostas dentro dos cinco eixos temáticos nacionais: mitigação, adaptação, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental. Também será realizada a eleição de delegados, garantindo representatividade nas etapas seguintes.

A conferência é organizada pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos( Seama), em parceria com a Coordenação de Educação Ambiental de Vila Velha, o Coletivo Jovem Capixaba pelo Meio Ambiente e o Instituto Enyan.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail educacaoambiental@seama.es.gov.br
 
Confira a programação dos encontros:
 
10/01, às 14h: Mais que adaptação: como o Espírito Santo tem buscado garantir um planeta melhor para as gerações futuras a partir da biodiversidade.
 
16/01, às 10h: Justiça climática e garantia de futuros: Qual o papel das Conferências?
 
21/01, às 10h: Juventudes e Meio Ambiente.
 
23/01, às 19h: Soluções Cruzadas: Integração de Conhecimentos para um Futuro Sustentável.

Categoria:

Deixe seu Comentário