"Grupo Acolher" oferece assistência à rede de apoio de portadores de demências
Por Charles Manga
Texto : Marcia Almeida
Fonte : PMVV
Receber o diagnóstico Alzheimer e outras demências que afetam as funções cognitivas da pessoa, como a memória, o raciocínio, a linguagem, o julgamento e o comportamento, é difícil para o portador da doença e também para os familiares. A fim de minimizar os impactos na rede de apoio, a Unidade de Saúde do Ibes criou o Grupo Acolher, que é assistido por uma equipe multiprofissional responsável por ajudar no enfrentamento dos desafios dessa jornada.
Os participantes do grupo têm encontros mensais e também participam de um grupo no whatsapp, onde são passadas todas as informações sobre os encontros. Eles recebem, da Médica de Família e Comunidade, Dra. Rachel Oliveira, informações relevantes sobre as demências, discutem as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores no dia a dia e falam sobre as opções de tratamento, sempre com informações atualizadas.
Há ainda um momento especial de roda de conversa onde cada participante pode relatar sua experiência com o familiar, tirar dúvidas diretamente com a médica e compartilhar vivências com os demais. “Esse espaço acolhedor permite que cuidadores troquem apoio e fortaleçam o bem-estar de todos os envolvidos no cuidado”, explica a Dra. Rachel Oliveira.
Interessados em participar do grupo devem entrar em contato pelo whatssap 27. 98186-1103 e vão receber o link para entrar no Grupo Acolher. Além disso, podem acompanhar informações sobre Alzheimer no instagram @alzheimer_vivencias , criado por Dra. Rachel para informar sobre a demência.