Cantata de Natal com 400 alunos marca encerramento do Profesp deste ano
Por Charles Manga
Texto : Vera Ferraço
A Cantata de Natal dos 400 alunos da rede municipal de ensino de Vila Velha que integram o Programa Forças no Esporte (Profesp) marcou o encerramento das atividades em 2024 e levou muita emoção à Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (Eames), localizada na Prainha, no final da tarde desta quinta-feira (11).
Além de familiares dos estudantes, o prefeito Arnaldinho Borgo, o subsecretário de Educação de Vila Velha, Fabrício Barcelos, e demais autoridades municipais e militares prestigiaram a solenidade.
O Profesp é resultado de uma parceria da Secretaria de Educação de Vila Velha com a Eames. O programa contempla alunos de 12 escolas da rede municipal de ensino, com práticas de atividades esportivas, educativas, sociais e de cidadania dentro da organização militar. Ao todo, são oferecidas 10 modalidades desportivas aos estudantes: atletismo, judô, vela, natação, futebol de areia e de campo, vôlei de praia e esportes de quadra (futsal, basquete, handebol e vôlei).
O programa funciona no contraturno escolar, com atividades três vezes na semana, contribuindo para o despertar de novas habilidades, bem como o reforço de valores éticos.
Emoção
“É emocionante ver essa Cantata de Natal. Hoje é um ciclo que se encerra na vida dessas crianças, mas é um ciclo que vai servir de espelho para o futuro. O Profesp é um ato de transformação social, de dignidade. Nossa meta é transformar a vida das pessoas para melhor. Então, hoje eu saio daqui com a convicção de que nós estamos fazendo a diferença na vida da nossa sociedade, mas principalmente na vida de quem é o futuro e a esperança deste país, que são as nossas crianças e jovens”, destacou Arnaldinho.
Cidadania
A coordenadora pedagógica do Profesp, Ester Barbarioli, reforçou que o programa acrescenta aos alunos mais “cidadania, civismo, sempre trabalhando a disciplina, os esportes” e falou do tema do evento. “Com o tema recordar é se alegrar, o espetáculo é uma forma de agradecimento por todo o ano que se passou e pensar no próximo, no futuro”.
O comandante Capitão de Fragata Ricardo Russio Carvalhaes, responsável pelo programa na Eames, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Vila Velha para que o Profesp consiga impactar e seguir transformar a vida dos estudantes.
“Não existe Profesp-Eames sem a Prefeitura de Vila Velha, sem a ajuda do prefeito. É um programa do Ministério do Esporte, que passa pelo Ministério da Defesa, é bem verdade, mas sem ajuda da prefeitura, seja na alimentação, no uniforme, com a disponibilização dos professores e no deslocamento, nós não teríamos a capacidade de manter o Profesp. Esse é um projeto de futuro, de olhar essas crianças e falar que elas vão vencer. É mostrar uma nova perspectiva, é mostrar que quem se dedicar vai vencer”, observou.